top of page

Tempo, como me relaciono contigo?

Digital | Fotografia

2021

Gabriela Delcin Pires

O futuro se desfez e o que você fez? O passado te desfez enquanto ele se desfaz Você se esvai ou se refaz? O tempo te destrói O tempo te constrói Você se despede ou se remói? Tempo tempo tempo Como me relaciono contigo?

 

A obra parte da percepção individual e coletiva sobre a construção do tempo e como nos relacionamos com ele. A obra dialoga com a relação sobre o tempo, traz uma abordagem que questiona o modo como percebemos o tempo, hoje, numa sociedade onde colocamos que ganhamos ou perdemos tempo como se o tempo fosse um bem de consumo pelo qual possamos acumular. E quando algo afirma a imprevisibilidade do futuro fazendo com que ele desapareça sem passar pelo presente, nos surpreende, é como se o tempo tivesse sumido, desaparecido... O tempo que se foi é o que nos constrói, mas para isso, ele nos destrói. Temos que deixar quem fomos para que possamos ser. Gosto de pensar no tempo que se foi como um professor que retorna ao presente até que aprendamos a lição, é como se ele nos fizesse questionar: Até quando ainda seremos o mesmo?

Ficha Técnica:

Nome: Tempo, como me relaciono contigo?

 

Data: Fevereiro de 2021

 

Técnica: Fotografia Digital

 

Autora: Gabriela Delcin Pires

Sobre a artista:

Gabriela é mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora na área dos fatores humanos, ela atua como designer, fotografa e artista. Começou a trabalhar com fotografia em 2018 e a participar de exposições em 2019. Na arte, ela se coloca como uma artista visual que permeia entre o analógico e o digital. Considera suas artes como metafóricas, pois, elas adquirem diferentes formatos, dependendo de onde são expostas. Pela influência do design em sua trajetória e de suas pesquisas em design emocional e fatores humanos ela considera o espectador como parte da obra, colocando a questão de experiência que ele terá com o conceito e os significados que a obra trará. Por isso, ela pensa numa arte alcançável onde o espectador não precise de conhecimento sobre a artista, ou, sobre o assunto para que possa se relacionar com sua arte.

bottom of page