top of page

Domesticidade

Pintura | Artes Pláticas

2016/2021

Carmen Fortes

Coisas, memórias e afetos Às vezes, dizem alguns críticos, devemos separar a vida do artista da sua obra. No caso de Carmen Fortes, tal separação não existe, pois suas telas escancaram seu universo particular. A artista nos conta sua história através das coisas. O antropólogo Daniel Miller diz que “a melhor maneira de entender, transmitir e apreciar nossa humanidade é dar atenção à nossa materialidade fundamental”. Tal é o grande tema da pintura de Carmen Fortes: a natureza-viva dos objetos que nos constituem, emanam histórias e carregam significados. As representações nas telas remetem às suas memórias e ao seu processo de tornar-se mulher, artista e mãe através de uma sofisticada – e por vezes surrealista - relação com os objetos. Carmen Fortes tem no tema da memória um dos eixos da sua poética. Suas telas são repletas de objetos carregados de afeto, como na toalha rendada em Dentro e Fora. Aqui o universo da artista esbarra na mulher. O espaço pictórico das telas é quase sufocante. Denso, saturado. Tal qual o dia-a-dia, repleto de tarefas, listas intermináveis, demandas sem fim, o que realmente foi intensificado com a necessidade de confinamento durante a pandemia. Com seu forte apelo às histórias e atenção ao prosaico, a pintura de Carmen Fortes exige algo cada vez mais raro nos dias atuais: tempo. Num mundo que nos impõe tanta produtividade e racionalidade, falta tempo para o deleite da anarquia, do caos e para saborear o non-sense, como na imagem de uma vaca dentro da sala (Dentro e Fora). Os opostos aqui se misturam, as dicotomias se desfazem. O externo é interno, o passado é presente. Não se se sabe onde começa a realidade e termina o delírio. Estamos nas coisas, assim com as coisas estão em nós. Não se se sabe onde começa a realidade e termina o delírio. Estamos nas coisas, assim com as coisas estão em nós.

 

Texto adaptado de Amélia Siegel( 2021)

Ficha Técnica:

Série de obras com a técnica acrílica sobre tela em várias dimensões, executadas no ano de 2019 , fazendo parte de uma série de trabalhos sobre a Domesticidade. A pesquisa se desenrola desde 2016 e se estende até hoje.

 

O registro fotográfico foi feito em 2021 pelo fotógrafo Gilson Camargo.

Sobre a artista:

Carmen Fortes vive e trabalha em Curitiba. Formou-se na Faculdade de Belas Artes do Paraná (atual Unespar) em Pintura no ano de 2018. Já desenvolvia trabalhos em artes desde a juventude paralelamente a profissão de dentista. Agora se dedica exclusivamente as Artes e no ano de 2019 teve sua 1° exposição Individual no Palacete dos Leões – em Curitiba (Exposição Mecanismo).Tem participado de salões de arte- XXV Salão Curitibano de Artes, Salão de Artes de Ribeirão Preto, Salão de Artes de Vinhedo e de outras exposições coletivas

bottom of page