relato.
Entendendo nossa participação em um novo contexto, com outras perspectivas e modos de viver, é necessário criar novas formas de dialogar e nos expressar com o todo. A rede segue sendo uma das maiores pontes entre as correspondências, a tecnologia nos guia para este novo meio, onde tudo acontece e borbulha, conhecimentos infindáveis sobre particularidades até chegarmos a internet das coisas. Nos colocando neste novo ambiente, partiremos a pensar por este panorama no qual nosso modo de apresentação se dá por uma tela, podendo variar a dimensão, mas ainda estaremos dentro de um objeto revestido por vidro, plástico e metal.
A colisão entre o pessoal doméstico e o processamento em nuvem coletivo nos encaminha para novos espaços de criação antes não frequentes. Assim, a concepção de coletivo se coloca em contraste com a individualidade da vida privada. Narrativas pessoais são atravessadas por narrativas coletivas, a ideia de se estar só neste contexto, é berrante.
Assim pensando, buscamos em nossa coleta audiovisual proposições que absorvam as temáticas “só”, as narrativas do eu, as narrativas locais, a criação de novas realidades e contexto e a ideia deste lugar comum.
Exposição Fotográfica | Ver todos
Mostra Audiovisual | Exposição Fotográfica| Arte| Mídia
sobre a parceria
Criados a partir da admiração pela arte e pelas proposições midiáticas e artísticas contemporâneas, tanto o NUMMA quanto a VISIVO se propuseram desde seu nascimento como plataformas de divulgação e pontos de encontro das produções audiovisuais de dentro e de fora do ambiente acadêmico. Era de se esperar que os diálogos propostos por ambas as iniciativas em certo momento convergissem. Nasce a partir dessa parceria e união a RELATO - Mostra Audiovisual e Exposição Fotográfica.
O NUMMA, como um projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina, tem ações, ao decorrer de sua história, direcionadas ao impulsionamento de produções artísticas, promoção de cursos e palestras que enfoquem o jornalismo cultural, a edição de uma revista cultural online, bem como a realização de festivais e mostras audiovisuais, como a atual.
A VISIVO, por sua vez, nasce como uma iniciativa independente de pesquisadoras e artistas visando a produção cultural. Enquanto laboratório de estudos e processos artísticos propõe, assim como o NUMMA, um espaço de convergência de narrativas visuais, uma plataforma de apreciação e de discussão acerca de diversas temáticas atuais e necessárias. Apresenta sua primeira ação no Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2020.
As conversas e proposições que ambos projetavam criaram um interesse e respeito mútuo entre os projetos. Laço esse fortalecido após a participação das atuais produtoras e organizadoras da Visivo, Leila Pessoa e Violeta Sutili, participarem da primeira edição da “Mostra Revista”, produzida pelo NUMMA.
Desses encontros nasceu essa ideia e essa proposta de realizar uma Mostra & Exposição conjuntas, unindo discursos, vivências e pontos de vista acerca das arte, da mídia e da produção independente.